MINHAS ESPECIALIDADES

ANÁLISE INDIVIDUAL

A Terapia psicanalítica atua diretamente no funcionamento psíquico. Através de um ambiente desprovido de preconceito, ela promove a reflexão livre sobre as questões que manifesta, tanto no nível do mal-estar interno como nos problemas da vida cotidiana. Evolução pessoal e maior autonomia são sempre resultados da análise.

TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO

O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) ou distúrbio obsessivo-compulsivo (DOC) é um transtorno mental caracterizado por pensamentos obsessivos e compulsivos no qual o indivíduo tem comportamentos considerados estranhos para a sociedade ou para a própria pessoa; normalmente trata-se de ideias exageradas e irracionais de saúde, higiene, organização, simetria, perfeição ou manias e "rituais" que são incontroláveis ou dificilmente controláveis.

CONFLITOS DE RELACIONAMENTO

Conflitos com familiares, namorado ou namorada, amizades, colegas de profissâo e conhecidos em geral. Eles são muito comuns e um dos principais temas de trabalho em uma terapia.

DEPRESSÃO

A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. Os sintomas comuns são: presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, excesso de sono ou insônia, falta de energia e cansaço generalizado. É imprescindível o acompanhamento médico e psicológico, tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado.

TRANSTORNOS DE ANSIEDADE

São um grupo de perturbações mentais caracterizadas por sentimentos de ansiedade e medo. A ansiedade corresponde à preocupação com acontecimentos futuros, enquanto o medo é uma reação aos acontecimentos do presente. Estes sentimentos podem causar sintomas físicos, como ritmo cardíaco acelerado, sudorese ou tremores. Esse é um dos sintomas modernos mais comuns e apresenta ótimos resultados com a psicoterapia.

ESTRESSE

O estresse pode ser causado por uma rotina excessivamente agitada, pela ansiedade e pela depressão, devido à mudança brusca no estilo de vida e a exposição a um determinado ambiente angustiante para o sujeito.

COMPULSÕES
  • Compulsão por consumo

  • Compulsão alimentar

  • Compulsão por mentiras

  • entre outros comportamentos compulsivos

© 2018 por Rodrigo Ferreira Fernandes  Psicólogo & Psicanalista